segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Professora representa o município no workshop em Rio Branco (AC)

IMG_4744.jpg
 Mobilizar toda a comunidade em prol de uma causa: redução de energia elétrica. Foi isso que fez Valdinete Gomes Inomata. Professora das salas de apoio da escola municipal “Antônio Joaquim de Arruda”, no bairro Hélio Ponce de Arruda (região do Cristo Rei), ela conseguiu baixar os índices de consumo da escola e, também, de vários alunos. Como forma de valorizar o trabalho de conscientização realizado, a docente recebeu do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, o direito de expor suas experiências aos educadores de Rio Branco, no Acre. A participação de Valdinete ocorreu durante o 2° workshop do Procel nos dias 30/09 e 01/10, no auditório da Eletronorte.

“Esse foi um reconhecimento por todo o trabalho realizado não apenas por mim, mas todos os funcionários da escola. Os bons resultados só foram possíveis porque todos abraçaram a causa. Dedico esse prêmio a todos da escola ‘Antônio Joaquim’. Sozinha, eu não conseguiria chegar aonde cheguei. Se pudesse levaria todos comigo”, destaca Valdinete Gomes Inomata. 

Ela conta que a cada final de bimestre, projetos desenvolvidos com base no Procel eram apresentados a toda a comunidade escolar. “Aproveitávamos a culminância das atividades desenvolvidas ao longo do bimestre pela escola para expor nossas experiências. Além do empenho dos alunos, era notável a participação dos pais. Com isso, as medidas propostas pelo Procel acabaram ultrapassando os muros da escola, entrando na casa das pessoas e conscientizando a comunidade sobre a importância da conservação de energia elétrica não apenas no tocante à redução do valor pago no final do mês, mas, sobretudo, de preservação do meio ambiente”, explica Valdinete Gomes Inomata.

Entre as atividades desenvolvidas estão: gincana, concurso de paródias e passeatas. Outra ação criada pela professora – que obteve muito êxito – foi a seleção de estudantes para atuarem como “Fiscais do Procel”. Ao todo, 12 crianças foram escolhidas, seis por período. Além disso, 15 alunos tiveram suas contas de energia monitoradas nos últimos meses pelos técnicos da Eletronorte.

Após a participação no 2º Workshop do Procel no Acre, a escola espera, agora, pelo resultado final da Eletronorte. A unidade que obtiver maior redução no consumo de energia elétrica receberá um aparelho data show. Estão concorrendo ao prêmio – que será anunciado no início de 2010 – oito escolas municipais de Várzea Grande. No município, apenas a Rede Municipal participa do Procel Educacional.


Reporter: Paula Peres
Fonte: Secom/VG

Nenhum comentário:

Postar um comentário